Tuesday, June 5, 2012

Portugal Skills/Campeonato das profissões

Quais os objetivos do campeonato das profissões?



a) Estimular os jovens para a obtenção de uma qualificação profissional e para a manutenção do gosto pelo trabalho, numa lógica que favoreça a formação ao longo da vida, tendo em vista a sua realização socioprofissional;
b) Valorizar o estatuto social das profissões e da formação profissional, favorecendo o reconhecimento das vias profissionalizantes como alternativas de sucesso para a inserção na vida ativa;
c) Proporcionar o aperfeiçoamento de métodos e técnicas de organização e de execução do trabalho, através do desenvolvimento dos valores da qualidade, da criatividade, da autonomia e do trabalho em equipa;
d) Dinamizar o intercâmbio científico e tecnológico, mas também social e cultural, entre os jovens, técnicos de formação e restantes participantes;
e) Contribuir para o debate e reflexão sobre as diferentes vias de acesso à qualificação profissional e consequente interação entre o ensino profissional, ensino tecnológico e a formação profissional;
f) Sensibilizar os jovens, famílias, empresários e população ativa em geral (empregados ou desempregados) para a importância da formação como fator de aprendizagem ao longo da vida, de desenvolvimento pessoal, de promoção da inovação, de crescimento económico e coesão social;
g) Selecionar os melhores candidatos nacionais das profissões em competição, visando a representação de Portugal.

Visita de estudo Portugal Skills 2012



No passado dia 7 de Maio os alunos do curso CEF1 empregado de mesa, acompanhados pelos professores Júlio Alves e Fernando Proença visitaram O Campeonato das profissões Skills Portugal 2012, que teve lugar no areal gordo – Faro. A visita às instalações do centro de formação decorreu com grande entusiasmo dos alunos, que puderam observar todos os concorrentes, cada um competindo na respetiva profissão.
Este encontro de jovens já qualificados ou em formação, tem por objetivo dar a oportunidade de estes demonstrarem, através da realização de um produto, bem ou serviço, todas as suas aptidões profissionais.

Empregado de bar/Bartender

O Empregado de Bar é o profissional que, no respeito pelas normas de higiene e segurança, executa e prepara o serviço de bar - acolhe e atende os clientes, aconselha e prepara bebidas simples e compostas, pequenas refeições e aperitivos -, efectua a facturação dos serviços prestados, bem como executa serviços de coffee-breaks, welcome drinks, wine and cheese party, portos de honra e outros.

Thursday, September 29, 2011

Empregado de Mesa/Waiter


O Empregado de Mesa é o profissional que, executa e prepara o serviço de restaurante, acolhe e atende os clientes, efetua o serviço de mesa, aconselha a escolha dos pratos a serem pedidos, aconselha se necessário as bebidas, executa serviços de buffets, banquetes, cocktails entre outros. No final da refeição efetua a facturação dos serviços prestados.